A importância da linguagem cênica associa-se a imperiosa necessidade social de comunicar-se, desde os mais remotos tempos. Sua história confunde-se e interage com a história das mais diversas formas de comunicação da humanidade, manifestando sentimentos individuais e coletivos de diversos contextos e de inúmeras formas. O texto teatral teve seu papel de destaque na Grécia antiga, por volta do século V a.C., as peças apresentadas baseavam-se nas Tragédias, uma vez que tinham o objetivo de levar aos espectadores à catarse, isto é, à purificação da alma por meio da libertação das emoções.

Os conflitos envolviam problemas de poder e honra e eram vividos por personagens representados pela classe social privilegiada. Com as tragédias surgiram outras modalidades do gênero dramático, as quais se definem como: Comédia, Autos, Farsa entre outras. Entre os principais dramaturgos e peças teatrais da Grécia Antiga, destacam-se: Ésquilo (Prometeu Acorrentado), Sófocles (Édipo Rei, Electra), Eurípedes (Medeia, As bacantes), Aristófanes (A paz, Assembleia de Mulheres), Antífanes (Menandro), entre outros. Ao longo da história, a linguagem teatral não só sofreu influências de outras linguagens como cinema, televisão e informática, como também passou por questionamentos sobre o seu real objetivo: a função catártica, que resultaram em denúncias sociais e reflexões filosóficas.

A XX MOSTRA DE TEATRO DE ORIXIMINÁ – Prêmio Laura Wanderley Diniz diretora teatral e personalidade local ligada ao teatro, patrona introdutora homenageada nas edições desta Evento. Fazendo um rebuscamento dessa histórica atividade cultural, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta A XX MOSTRA DE TEATRO DE ORIXIMINÁ – Prêmio Laura Wanderley Diniz 2021, a qual consiste na realização de um evento cênico aberto somente para os Grupos de Teatro da Cidade de Oriximiná, com inscrições gratuitas, integradora e não competitiva realizadas por meio físico de inscrição, disponibilizada na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Lauro Sodré, Santíssimo – CEP: 68.270-000 – Oriximiná/Pará e no site oficial do evento, através de download disponível no endereço eletrônico:

Clicando Aqui

A XX MOSTRA DE TEATRO DE ORIXIMINÁ – Prêmio Laura Wanderley Diniz 2021, será realizada nos dias 22,23 e 24 de Outubro de 2021, no Anfiteatro do Complexo Poliesportivo Vicente Filizzola, a partir das 18:00h, tomando todas as medidas cautelares de combate ao Covid 19, de acordo com as orientações protocolares da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Assim, estará com a seguinte dinâmica: • Oficina Cênica, ministrada pelos Produtores Teatrais Elder Aguiar, Elizangila Dezincourt e Gabriel Aguiar, do Grupo de Teatro Olho D’Àgua, da Cidade de Santarém. Os grupos inscritos passarão por uma seleção e cabe a cada grupo selecionado uma ajuda de custo, no valor R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais), para Despesas, Incentivo Cultural e Participação na XX MOSTRA DE TEATRO DE ORIXIMINÁ – Prêmio Laura Wanderley Diniz, descontados a porcentagem do total de ISS. Além, de troféus e Incentivo Financeiro no valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais), para os seguintes destaques de cada Grupo de Teatro participantes da Mostra, analisados por um Corpo de Jurados, os Produtores Teatrais facilitadores da Oficina Cênica, devidamente criteriosos e técnicos. Sendo estes os melhores:
I – Melhor Montagem;
II – Atriz Revelação;
III – Ator revelação;
IV – Diretor Revelação:
Dessa forma a Prefeitura Municipal de Oriximiná, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, projeta a XX MOSTRA DE ORIXIMINÁ - Prêmio Laura Wanderley Diniz, versão 2021 como uma realização marcante e singular para o desenvolvimento do teatro local e regional.

Inscreva-se na XX Mostra de Teatro de Oriximiná clicando AQUI.